Não seria legal ter um chefe que diz "Bom trabalho!" O tempo todo?

Uma reflexão sobre o uso do elogios no ambiente de trabalho

Bem... Na verdade, não seria.

Não me entenda mal, ter seu trabalho reconhecido é o que todo mundo quer, e eu também; mas há uma diferença entre ter seus esforços reconhecidos e ter um chefe que diz "Bom trabalho!" o tempo todo. Quando seu chefe reconhece seu esforço e lhe diz, isso tem um efeito muito maior tanto em seu desempenho, seu engajamento quanto na sua satisfação no trabalho. Quando um chefe faz elogios sem qualquer conexão real com o desempenho, isso deixa o funcionário confuso, sem saber quais aspectos do trabalho que ele fez é realmente valorizado; e mesmo quando eles realmente impressionam seus chefes, será difícil dizer, pois eles sempre ouvem "bom trabalho".

Para usar o elogio de forma eficaz, gerentes e supervisores precisam pensar em duas coisas:

  1. Deve ser contingente e específico ao desempenho – elogios gerais e vagos não apontam o funcionário em nenhuma direção específica. Sem especificidade e contingência você deixa para o funcionário adivinhar qual é o bom trabalho, e o palpite pode estar errado.
  2. Ele deve ser individualizado – algumas pessoas gostam de ser reconhecidas publicamente, outras preferem ter esse reconhecimento em uma reunião privada – você terá que adaptá-lo ao funcionário que deseja reconhecer.

O reconhecimento é uma das formas mais poderosas de reforço positivo no local de trabalho. Está prontamente disponível e não custa nada além da atenção a um trabalho bem feito. O reconhecimento faz com que o colaborador se sinta valorizado. Seus efeitos são maiores quando o reconhecimento é um negócio diário, em vez de algo que acontece mensalmente, como os programas de funcionários do mês.

Os supervisores também anseiam por reconhecimento e direção. Faz parte de seu trabalho criar um ambiente de apoio e produtivo em seus departamentos, mas é importante que seus chefes também reconheçam seus esforços e lhes façam elogios específicos de comportamento, para que saibam em que direção continuar liderando. Elogiar resultados, por exemplo, aumento de vendas, mais clientes, menos despesas, levam o supervisor alcançar os resultados da maneira que ele escolher.

O elogio específico de comportamento pode ser sua arma mais importante para o engajamento dos funcionários e a melhoria do desempenho. Use-a com sabedoria.